Após o grande terramoto de 1755, foi este o local eleito pelo Marquês de Pombal para favorecer a classe que muito cooperou para o seu plano urbanístico, criando neste espaço, mais propriamente na área ocupada pela parte inferior da Avenida da Liberdade e Praça dos Restauradores, o então chamado “Passeio Público”, rodeado por muros e portões por onde só passavam os membros da alta sociedade. Lugar de eleição da elite nobre e burguesa, teve os seus muros derrubados em 1821 aquando a subida ao poder dos Liberais, que assim fizeram jus ao “Público” deste Passeio, tornando-o aberto a todos.
A Avenida que hoje se pode ver foi construída entre 1879 e 82 no estilo dos Campos Elísios, em Paris, compreendendo cerca de 90 metros de largura e pavimentos decorados com padrões abstractos, sendo hoje em dia a 35ª avenida mais cara do mundo, conservando alguns dos seus edifícios e mansões originais, e repleta de hotéis, cafés, teatros, universidades e lojas de luxo.
Concedendo agradáveis passeios por entre árvores centenárias, fontes e esplanadas magníficas, encontram-se ainda alguns monumentos, como o de homenagem aos que morreram na Primeira Guerra Mundial.
Algumas das loas de luxo que se podem encontrar nesta bela e luxuosa avenida:
- Emporio Armani
- Louis Vuitton
- Trussardi
- Escada
- Burberry
- Furla
- Lanidor
- Gucci
- e ainda a Fashion clinic, uma loja onde podemos encontrar lojas como a Prada, D&G, Miu Miu, DKNY, entre outras...
Sem comentários:
Enviar um comentário